segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Tarambola Dourada



Características
Ligeiramente mais pequena que a tarambola cinzenta, à qual se assemelha na estrutura. No Inverno, época em que é mais frequente em Portugal, distingue se principalmente pelos tons amarelados e acastanhados da plumagem e, em voo, pela ausência de qualquer mancha preta nas axilas. O chamamento assobiado é monossilábico, ao contrariamente ao da sua congénere, que é trissilábico.
Distribuição
A tarambola dourada é invernante em Portugal e pode ser observada principalmente de Outubro a Fevereiro, embora ocasionalmente seja vista noutros meses. Tem uma distribuição muito assimétrica, sendo bastante rara nalgumas regiões mas podendo formar concentrações de muitas centenas de aves em zonas de habitat favorável, como acontece em certas zonas do Alentejo. É uma espécie característica de habitats agrícolas desarborizados, nomeadamente terrenos incultos e pousios. Só ocasionalmente se observa perto de água.
 Fonte :   avesdeportugal.info


A sua caça
A caça a esta especie efectua se de espera, distribuindo se os caçadores de forma estrategica em marouços de pedras e valas de forma a não serem vizualizados, afastados uns dos outros fazendo com que os pássaros circulem de uma zona para outra de forma a estarem constantemente na linha de tiro dos caçadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário