domingo, 28 de novembro de 2010

Um dia em branco... Acontece


Na tarde do dia 27, mais uma curta jornada de caça á codorniz acompanhado pelo meu pai e pelo amigo Arlindo. Depois de um almoço farto e bem regado, saímos para o campo com ganas de dar com as codornizes, acompanhados pelas nossas estrelas mais cintilantes pois não há que facilitar, a época já vai avançada e as codornizes sábias e engenhosas tentam escapar-se aos cães. Saímos na direcção dos cardos onde nos tinham indicado que andavam as codornizes. Andámos 250 metros e eis que sai a 1ª na frente da troya morta pelo Arlindo e  cobrada pelo cachorro Tody, seguimos a contornar os cardos e mais um tiro, desta vez foi o meu pai que abateu mais uma que se escapava à Borboleta. Sigo na direcção de uma vala, a cadela agitada e eis que esta entra em mostra, uma daquelas que faz acelerar o coração e nos faz tremer por momentos, mando avançar a cadela e sai uma perdiz linda e sortuda porque este não era o seu dia, andavamos atrás das suas parentes mais pequenas. Seguimos caminho de novo, os cães muito agitados, tentativas de paragem sucessivas, avançámos mais 50 metros e solta uma que é abatida a meias pelos meus companheiros, já a chegar ao carro depois de todos os cães passarem, sai uma aos pés do Arlindo que este abate com facilidade. Mudamos então para outro local. Os cães continuam a trabalhar bem e o Sr. Arlindo abate mais duas ( hoje era o dia dele estava com a mira quente ), é então que a minha Laidy faz uma paragem ,a codorniz sai na direcção do meu pai que com um erro de principiante vinha na nossa direcção, a pior coisa que se pode fazer na caça da codorniz, o que me impossibilita o tiro, sorte que esta cruza na direcção do Arlindo que com um tiro a abate já a uma boa distância. Logo de seguida duas outras paragens da Laidy ,as codornizes saiem e vão de encontro ao chumbo que lhe espalhei pela frente mas inexplicavelmente não consegui, apesar da insistência, cobrar nenhuma delas já devido à falta de visibilidade, de sorte e inspiração. Há dias assim, que as coisas não nos correm como queremos, melhores dias virão. No final 5 codornizes cobradas pelo Arlindo, 2 pelo meu pai e eu limitei-me a ver o excelente trabalho dos cães, no fundo o que mais gosto e o  porquê de gostar tanto da caça.         


O  Tody

Sem comentários:

Enviar um comentário